Anvisa alerta à população sobre golpe que usa nome da agência
Publicado em
13/08/2026
A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, alerta à população sobre um golpe, que está sendo realizado usando o nome da agência.
Os criminosos agem por meio de ligações e mensagens de WhatsApp, em que eles vendem certificados para quem busca uma recolocação profissional.
Os golpistas adulteram guias e manuais gratuitos, elaborados pela Anvisa, e vendem as novas versões por até R$ 5 mil.
Os criminosos afirmam que essas publicações funcionariam como certificados de capacitação especial, concedidos diretamente pela Anvisa e ajudariam a conseguir uma vaga no mercado de trabalho.
A Anvisa reforça que notas técnicas, guias e manuais elaborados pelo órgão são disponibilizados no site da Agência de forma gratuita e podem ser acessados em www.anvisa.gov.br.
Casos de cobrança por materiais e cursos supostamente emitidos em nome da Anvisa devem ser denunciados à Polícia Civil.
EBC/Anvisa



